Geral Tecnologia

Você já usou o ChatGPT?

Febre nos últimos meses, o software de inteligência artificial ChatGPT tem dado o que falar. Usado desde para geração de textos, relatórios e consultas para conselhos e dicas, essa semana ele foi temporariamente proibido na Itália por violar a privacidade dos usuários. Também recentemente uma carta aberta assinada por Musk, Wozniak e mais de 1 mil pedem pausa nas pesquisas de Inteligência Artificial (IA). Segundo o grupo, composto por empresários, acadêmicos e pesquisadores, entre outros, o desenvolvimento de IAs está “fora de controle” e pode pôr em risco a própria sobrevivência da humanidade.


“Poderosos sistemas de IA deveriam ser desenvolvidos somente se estivermos confiantes de que seus efeitos serão positivos e seus riscos serão administráveis. Esta confiança deve ser bem justificada e crescer com a magnitude dos efeitos potenciais de um sistema”, afirma o grupo Future of Life Institute, responsável pela carta.


Mas, o que é afinal o ChatGPT?


O Chat GPT é uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI. Ele é capaz de gerar respostas em texto para perguntas do usuário. Lançado em novembro de 2022, é um chatbot que pode ser utilizado para escrever textos, poesias, música e até conselhos sobre como abrir um negócio.


Por que há desconfiança?


Como a base de dados do aplicativo é retirada de publicações avulsas da internet, as informações não são 100% confiáveis. Não se tem mensurado ainda o impacto que essa inteligência artificial pode causar no desenvolvimento de crianças e adolescentes, por exemplo. Da mesma forma, não se tem certeza de como os dados que os usuários têm colocado na ferramenta são tratados. 


As autoridades italianas alegam que o chatbot voltará ao ar quando se enquadrar na lei de proteção de dados da União Europeia. Também foi aberto pelo país uma investigação para verificar a possibilidade de violação das regras de coleta de dados do aplicativo. A agência italiana alegou “a ausência de qualquer base legal que justifique a recolha e armazenamento massivo de dados pessoais de forma a 'treinar' os algoritmos subjacentes ao funcionamento da plataforma”, informou a Reuters.


Outro agravantes é o fato de que o ChatGPT não disponibiliza qualquer filtro de verificação de idade dos usuários, sendo que o mesmo não deve ser usado por menores de 12 anos.


O impacto nos usuários


A estimativa é de que o ChatGPT tenha atingido 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro, apenas dois meses após o lançamento e é considerado o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história, de acordo com um estudo do UBS publicado no mês passado.


Site: https://openai.com/blog/chatgpt