Tecnologia

Como escolher um fornecedor de TI?


Mas, o que você deve priorizar na hora de contratar um terceiro de TI para sua empresa? Confira 7 tópicos essenciais que devem ser avaliados.


1 Reputação

O que os clientes de seu possível fornecedor falam de seus serviços? Busque saber como é o atendimento e a tecnologia do sistema utilizado. Avalie também a tradição (tempo de mercado) e a validação da ferramenta (utilização com sucesso em um número considerável de organizações).


2 Atendimento e suporte

Certifique-se de que você estará assessorado quando precisar e que o suporte é de fácil acesso. Na venda, pode ser difícil avaliar este quesito. Como sugestão, antes de fechar o contrato, peça para falar com alguém da equipe técnica com o objetivo de avaliar o processo de suporte. Muitas vezes o atendimento é feito com prazos (ou custos) que podem prejudicar seu negócio. 


3 Solução própria 

Dê preferência a parceiros que têm soluções próprias. Isso agiliza o suporte e evita que você dependa de uma cadeia de fornecedores.


4 Segurança

Muitas vezes o backup fica a cargo do cliente, que acaba não fazendo. Ou então, há fornecedores que fazem um backup parcial ou espaçado, de forma que parte dos dados (ou somente dados antigos) são recuperados. Quanto maior a frequência e totalidade do backup mais seguro você fica. Além disso, a internet permite muitas vulnerabilidades e para se proteger é necessário atualização constante da infraestrutura, aplicação de patch de segurança, revisão da política de privacidade e monitoramento constante do servidor.


5 Melhorias contínuas

Um diferencial hoje é oferecer um sistema que tenha melhorias contínuas, mantendo a ferramenta dentro dos padrões de acessibilidade e também atualização de tecnologia. Evite investir em soluções que não ofereçam atualizações pois em pouco tempo elas podem ficar obsoletas ou não funcionar adequadamente. Novas funcionalidades também surgem cada vez mais em curto espaço de tempo.


6 Custo-benefício

Não adianta somente focar nos custos da solução. É sempre necessário avaliar o que a solução oferece e se ela cumpre com excelência as necessidades de seu negócio.


7 Solução x necessidades

Por último, mas não menos importante, a solução deve estar alinhada às necessidades de sua empresa/produto. Buscar fornecedores especializados em seu nicho de atuação é assertivo e garante que seu sistema ou site ajude a impulsionar o seu negócio.